Please wait...

Doenças Respiratórias Crônicas | Asma

2 de maio de 2018 by redesaude0
31562052_2011635298855076_4501733958001623040_n.png

Crédito: beautifuldayA asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela dificuldade da entrada e saída de ar dos pulmões, devido à inflamação das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento.

A asma pode ocorrer pela interação de fatores genéticos e ambientais, que envolvem uma variedade de células e mediadores inflamatórios que atuam sobre a via aérea e levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas. Os fatores de risco podem ser divididos em ambientais e próprios do paciente, como é o caso dos aspectos genéticos, obesidade e sexo masculino (durante a infância). Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.

Pâmella Karolyne Pilar Marques Cordeiro, de 22 anos, realiza tratamento regular para asma na cidade de Campo Magro, no Paraná. A jovem lida com as crises desde a infância, quando, segundo ela, foi identificada aos três anos de idade. O diagnóstico da asma é eminentemente clínico e, sempre que possível, a prova de função pulmonar deve ser realizada para a confirmação da doença e para apoiar classificação da gravidade. Desde a confirmação da doença, algumas medidas foram adotadas pela família de Pâmella para evitar as crises. “Depois do diagnóstico, começaram os cuidados, como retirada de carpete do quarto, cortinas, ursinhos e com limpeza do ambiente”, explica.

Quando não há como evitar a exposição, o paciente pode seguir alguns cuidados, como evitar atividades físicas ao ar livre, especialmente em dias frios, evitar baixa umidade ou exposição em dias com muita poluição, não fumar e evitar ambientes fechados com pessoas fumando. Alguns estudos apontam que a redução de peso em pacientes obesos com asma demonstra melhora na função pulmonar, nos sintomas, morbidade e na condição de vida.